by

Uma Substância Antiga

Era um frasco de vidro totalmente branco, com letras azuis e vermelhas, com uma espécie de rolha de plástico, pequena e comprida.

Do seu interior desprendia-se um odor maravilhosos.

Nessa garrafa linda e elegante estava desenhada, em azul, uma magnífica caravela.

Chamava-se Água de Colónia Old Spice.

Em tradução livre, Antiga Especiaria…

É mesmo esse o estatuto que atribuo ao Old Spice.

35 anos depois, o grafismo da marca foi actualizado, as cores substituídas (ficou muito menos bonito) e o Old Spice dividiu-se em Água de Colónia, After Shave, desodorizante e mais alguns produtos de higiene. Todos óptimos, todos com um toque doce e delicioso da “Velha Especiaria”.

Parece-me que o frasquinho (de vários tamanhos) continua a existir com a mesma forma e nesse tal vidro totalmente branco, ainda que o desenho nele impresso já quase não tenha a ver com o original. Encarnado em vez de azul, e a linda caravela mal se vê.

Se essa pequena garrafa existe à venda (ainda que em packs com outros produtos da marca), e com o mesmo conteúdo, já não é mau.

Naquela época, a meio dos anos 1980, era tudo maravilhoso. O aroma. A embalagem. O anúncio televisivo, ao som de uma música clássica imortal, Carmina Burana, e com a caravela a enfrentar mares tempestuosos.

Uma das melhores campanhas de que me lembro.

Um cheiro que nunca vou esquecer.

O irresistível desodorizante sólido Old Spice WhiteWater, oferecido pela minha mãe este mês, está ali, guardado carinhosamente, ministrado parcimoniosa e religiosamente todos os dias.

A Antiga Especiaria!

Write a Comment

Comment