by

Não vale a pena forçar as coisas

Naqueles momentos em que o lençol se desloca para o lado e a cabeça convence o corpo de que a noite acabou, o Jeremias vem ocupar a minha barriga e o meu peito, ficando ali a ronronar.

thumbnail_IMG_20170915_094619                 thumbnail_IMG_20170920_204014

Cinco minutos de prazer e carinho não vão atrasar o dia.

Ainda está escuro e é a hora ideal para ir correr. Mas a preguiça ataca mais um bocadinho.

Nada como um quarto de hora a ler na sala para ganhar coragem antes de ir treinar. O Jeremias gosta muito mais de vir para o meu colo quando ainda não estou vestido, e é isso mesmo que faz.

A Matilde fica sempre baralhada nestas situações. Como 90 por cento dos gatos, adora o conforto da roupa, ou de qualquer coisa igualmente acolhedora, para se sentar em cima.

Acaba por se encaixar em mim e ficar dedicadamente abraçada e encostada a mim, em vez de ao meu colo.

O Chiquinho sente a falta da T-Shirt vestida, para me amassar a barriga. Coloca-se sobre o lado esquerdo do sofá, a fazer companhia.

A Amélinha, a “Gááta!!”, passeia pela casa.

Depois de ir correr, fazer compras, tomar banho, limpar a casa e almoçar, está na altura da escovagem da família felina.

A “Gááta!!” está deitada em cima do micro-ondas, que ainda se encontra quente. Acaba por ficar a abrir e fechar os olhos, feliz e tranquila, enquanto a escova vai e vem.

O Jeremias, hoje, não colabora. Após muita insistência e fracos resultados, passo ao gato seguinte.

O Chiquinho mostra-se como é. Muito carinhoso, agradece vocalmente a atenção especial mas de vez em quando volta para o chão, pelo que a eliminação dos seus pêlos mortos se processa em várias fases.

Chega a vez da Matilde.

É prático escová-los todos no mesmo sítio, que depois é rapidamente re-aspirado. Pego nela diplomaticamente e levo-a da sala para a cozinha.

Tal como da última vez, não está para aí virada.

Transporto-a para o pequeno anexo onde entra o ar da rua e a roupa está a secar. Os quatro apreciam este lugar, e para ela é um refúgio especial.

A coisa começa a correr melhor. Vai-se escondendo debaixo das roupas penduradas, persigo-a suavemente e passo o instrumento de borracha pelo seu corpo.

Tenta em vão enfiar-se dentro dos sacos para congelados que também ali estão encostados, e prossigo o meu trabalho pacientemente.

No final, cada um deu origem a uma bola de pêlos com metade do tamanho de uma de pingue pongue.

Apenas o menino Jeremias se portou mal, mas estas coisas só se conseguem forçar até um certo ponto…

Write a Comment

Comment