by

Comida espiritual

Oiço um som agradável e harmonioso, produzido por um ou dois instrumentos simples e inspiradores. Curioso, aproximo-me.

Perguntam-me se quero uma colherzinha para comer. Não, muito obrigado, minha querida. Felzmente não sou uma pessoa sem abrigo, e, por enquanto, tenho todas as minhas refeições plenamente garantidas.

Mas a curiosidade mantém-se. Um grupo de cidadãos solidários, compostos, pelo menos em parte, por alguns seguidores de Hare Krishna, distribui comida quente e colheres pelas pessoas carenciadas que se juntam à volta da estação.

O acto de ajuda a quem dela precisa não se fica apenas pela comida. Acrescenta-se a essa dádiva o conforto espiritual, cultural e musical.

Enquanto alguns dos voluntários oferecem os alimentos carinhosamente confeccionados, uns rapazes de hábito cor de laranja, usado pelos seguidores de HK, tocam num tambor e num instrumento de cordas, para proporcionar o ambiente ideal à ingestão de uma refeição na rua.

A generosidade, a humildade, a simplicidade e o afastamento dos bens materiais caracterizam, pelo mundo fora, quem segue esta filosofia espiritual.

Para Krishna, é mais que óbvio: Estas pessoas que vivem nas ruas, sem nada e procurando um rumo para a sua existência, têm direito a tudo o que os outros encaram como assegurado. O que passa por boa alimentação, mas também um gesto de carinho e um momento de prazer intelectual.

Passo por esta pequena comunidade de moradores da rua diariamente, vendo-os de vez em quando alterados pelo álcool  ou por outras substâncias. Vejo-os com os seus cães, uns adultos e outros ainda cachorrinhos, e preocupo-me com os caninos e os humanos.

Acredito que os bichos de ar meigo e pacífico são tratados com amor e com a dedicação possível. O que duvido é que estes seres fiéis e pacientes tenham as vacinas em dia, a desparasitação feita, a esterilização garantida e muito menos uma visita ao veterinário, pelo menos uma vez por ano…

Se existir a divindade representada por Hare Krishna, espero que ajude a proteger os humanos e os seus amigos de quatro patas.

Write a Comment

Comment