by

Os gatos vegetarianos

Acabo de apresentar na Bertrand o livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável, da minha ex-aluna Carina Barbosa. Por comodismo e preguiça como carne e peixe, e ela, que me convidou para apresentar o livro, sabe disso.

Mas este livro deixou-me a pensar sobre o assunto. Nós, pessoas, temos o direito de matar e manter em sofrimento absoluto e permanente biliões de animais cuja sensibilidade e inteligência não é diferente da dos cães e gatos que tanto amamos e acolhemos como membros da nossa família, que são? Quando, como este livro demonstra, prova e exemplifica, é fácil, simples e saudável adoptar uma alimentação sem carne?

Vejam o vídeo aqui!

14358690_1195694600486914_2537665603109780252_n

Cozinha 100% Vegetal e Saudável explica-nos o que são os vários tipos de vegetarianismo e o que é o veganismo. Mostra como e o que fazer para realizar a transição para uma alimentação vegetariana e uma vida livre de produtos de origem animal: Livre da responsabilidade de causar e financiar sofrimento e crueldade.

E tem a parte principal, mais agradável e apelativa. Mais de cem receitas vegetarianas para todos os dias e alturas do ano. Para o pequeno-almoço, almoço, jantar e refeições intermédias. Pratos rápidos e simples, e, também, iguarias de mais elevada elaboração, para os dias especiais.

14264927_1203317929689402_6203452345263081687_n

A Carina explicou-me que o segredo é pegar em todos os pratos que nós adoramos e comemos durante toda a vida, retirar a carne, substitui-la, e manter tudo o resto igual. Voilá: Uma maravilhosa feijoada, cozido, bacalhau à braz ou dobrada… Vegetarianos, sem carne nem peixe. É possível. E ela fá-lo todos os dias.

A autora levou para a apresentação meia dúzia de acepipes, coisas práticas e fáceis de transportar. Pão vegan com chocolate vegan, ou com queijo vegan, bolo de chocolate com as mesmas características, bolo de bolacha, ídem ídem aspas aspas. Só vos digo que, depois de provar aquilo tudo múltiplas vezes, senti uma vontade avassaladora de me tornar vegetariano imediatamente.

Já agora, também há gatos vegetarianos, como por exemplo os da Carina. Sobre isso, ela pode explicar-vos tudo. Mas, obviamente, não façam qualquer alteração na alimentação ou no quotidiano dos vossos animais sem, primeiro, falarem com o vosso veterinário de confiança. Eu nunca o farei e nunca o faria, e os meus gatos continuam a ser carnívoros.

Quem quiser falar com a autora do Cozinha 100% Vegetal e Saudável pode fazê-lo através do site dela, www.veggitableblog.com.

Write a Comment

Comment