by

O Tapete Mágico

– Eu tinha três raparigas que andavam atrás de mim. O problema era escolher. Quando decidi, ficámos logo juntos nessa noite e praticamente casados para sempre. A outra deixou de me falar! Acreditas?

Enquanto o homem, com aspecto de trabalhador manual especializado, conta as sagas da sua juventude ao colega mais novo, chega um senhor de 60 e tal anos, ar eventualmente árabe, carregado de tapetes. Decidiu que aquele comensal bem disposto e falador era a vítima perfeita.

Começam a regatear na esplanada do restaurante, entre o café e o digestivo. O operário vai gozando um bocado com o vendedor, brinca muito, mas nunca lhe falta ao respeito. Toda a gente à volta se ri.

Acaba por se decidir por um de cerca de um metro, que parece de boa qualidade. Vai custar-lhe 16 euros.

— É mágico? É por isso o preço?

Pelo meio, já com o artigo pago, liga à esposa.

– Olha, Se Eu Comprar um tapete, achas que fica bem no quarto? Queres castanho ou vermelho? Vermelho é mais bonito, não é?

A escolhar recairá, afinal, sobre o castanho.

Nisto, o comerciante quer convencê-lo a comprar um bem maior, de sala, bastante belo, com figuras e motivos tradicionais. Recorda mais ou menos uma configuração idealizada de tapete persa. 90 euros.

Não me importaria de ter aquela peça esbelta na minha casa, e acredito que possa valer esse número. Mas, hoje em dia, 90 euros são 90 euros…

O comprador, com o seu smart phone, chega à conclusão de que está com net mas sem dados, e não consegue enviar as imagens do artefacto à mulher.

A segunda parte do negócio não chega a acontecer. O ancião ainda se vira para mim, mas não tem sorte nenhuma.

Momentos depois aparece outro agente comercializador, de facas. Chamam-lhe o faquir.

– Não, não, não ponha as facas aí em cima da mesa.
– Então, achas que isto tem peçonha, C., F.?
(Deve andar a ver futebol a mais).

– Oh senhor, escusa de ser mal educado! Disse-lhe para não as pôr aí porque não vou comprar, não preciso, OK?

Vai-se embora, resmungando imprecações e insultos entre dentes.

Write a Comment

Comment