by

Passagem de ano sem carne

Você está bem? Você está bem? Você está bem? São só copos ou precisa de ajuda? Está um frio danado, estou com várias peças quentes e cheio de frio”. “Não, não, é só copos”. “Ok, então, se está bem, não vou chateá-lo mais”.

A noite começara umas 12 horas antes, e às seis da manhã de 1 de Janeiro, a festa e a loucura ainda se sentem nas ruas.

Às 18 horas do dia anterior, terminara as limpezas semanais, olhava para o sofá e para as provisões sólidas e líquidas e pensava no que fazer a seguir. De repente, toca o telefone.

Estás em casa?!”. “Sim, sim”. “Mas… Estás sozinho?!”. “Sim”. “Queres vir jantar connosco?”. “Sim, sim!!”.

A passagem de ano decidiu-se em minutos, pouco antes de acontecer. J, anfitrião e célebre cozinheiro, não teve tempo para se preparar para um convidado vegan, que leva consigo amendoins, cajus e duas garrafas de vinho.

Para o conviva que não come carne, peixe, leite, queijo, manteiga, iogurte, ovos ou mel há, mesmo assim, opções. Folhados de espinafres sem nenhum ingrediente de origem animal, batatinhas pequenas assadas, salada, cogumelos (tudo sem nenhuma contaminação de carne) e os ditos frutos secos.

É certo que se trata de uma noite dura e exigente, mas, mesmo assim, já houve jantares muito menos substanciais e proteicos, preparados em muito mais tempo.

marquesborba

Os vinhos escolhidos a dedo pelo chef e pelos comensais vão desatando a língua, desfiando a conversa e decorando a boa disposição. A música escolhe-se pelos métodos desta década. Vai-se usando o tablet da casa, ligado à aparelhagem, ou os próprios smartphones dos presentes, e cada um escolhe um tema no youtube.

monsaraz reserva

Seis da manhã. O dono da casa, rapaz emigrado em Portugal e com talento para a cozinha, a conversa e a amizade, esteve sempre bem disposto e animado, a noite toda. Mas agora… “Bom, eu detesto ter que dizer isto, mas as minhas duas filhas daqui a duas horas têm que estar levantadas e operacionais”… O pequeno bando de conversadores e bebedores ouve atentamente e dirige-se imediatamente para outras paragens.

Write a Comment

Comment