by

A eliminação de todo o sofrimento

Do outro lado da porta, duas mulheres, com bom aspecto e apresentação, e ar inofensivo. Abro, tentando perceber o que querem.

Uma delas fala comigo em português do Brasil, com a descontracção própria dos naturais do país. Tem um convite para me fazer.

Quer que assista à comemoração da morte de Jesus, e entrega-me um papel que diz isso mesmo.

A pequena folha dobrada em duas tem na capa um desenho com um grupo de pessoas de várias idades e etnias, felizes, tranquilas e pacíficas, num vale fértil e inspirador, cheio de árvores de fruto, aves, rios e arbustos.

Promete paz, saúde e prosperidade e fala de um evento público de entrada livre. Do lado de dentro, algumas referências bíblicas e o enquadramento histórico ou religioso.

Um profeta divinamente inspirado previu um tempo em que o homem estaria em paz com a natureza. Jesus, afirma o folheto-convite, realizou obras poderosas, mostrando que as profecias se tornariam realidade.

A morte de Jesus “foi tão importante” que ele ordenou aos seus discípulos que a comemorassem. A sua morte “é fundamental” para a eliminação de todas as causas de sofrimento…

Assim, a comemoração da morte de Jesus foi agendada para terça-feira, dia 11.

Os convidados das testemunhas de Jeová são desafiados a perceber como esta morte os pode beneficiar – a eles e à sua família.

Não estou convencido que a morte de Jesus tenha alguma relevância ou utilidade para a humanidade. De qualquer maneira, esta gente jovem e de aspecto apelativo simboliza uma mudança.

Nos anos 1980, quem procurava adeptos para o culto das testemunhas de Jeová cabia em duas categorias. Ou eram pares de velhinhas muito insistentes e convictas, que o pessoal tentava despachar rapidamente, ou duplas insípidas, com homens de fatinho e gravatinha, e o ar postiço de quem nada tinha a ver com aquele guarda-roupa.

Do lado da abordagem e da imagem pessoal, estes crentes modernizaram-se. Quanto aos princípios em si, é possível que não tenham mudado muito. Mas também, não faço a mínima ideia de quais são.

Write a Comment

Comment