by

Ser vegetariano é fácil

O meu grande amigo e a sua companheira convidaram-me para a inauguração da sua muito recentíssima casa, mas havia uma pequena dificuldade. A minha alimentação passou a ser cem por cento vegan, sem quaisquer produtos de origem animal.

Ainda por cima não cozinho, pelo que me é difícil fazer sugestões de pratos, embora consiga indicar todos os ingredientes e mais algum, o que não ajuda muito. Deram voltas à cabeça (nem me lembrei de sugerir sequer amendoins, passas ou outros frutos secos thumbnail_IMG_20161211_133923para aperitivos, que acabaram por ser, entre várias outras coisas, umas deliciosas azeitonas!) e o resultado foi qualquer coisa do outro mundo.

Nessa noite comi dois pratos enormes de: Arroz de grelo, beringelas com couve roxa e seitan, e lentilhas vermelhas refogadas. Há muito tempo que não experimentava uma refeição tão deliciosa e inspiradora.

O jantar foi temperado com muita boa conversa, e discussões tranquilas e saudáveis com a tia da minha amiga, sobre as vantagens ou desvantagens de não comer produtos de origem animal.

Por exemplo:“A vitamina B12 é muito importante e só existe na carne, afirmou um especialista na televisão”. “Não, isso não é verdade. É um especialista do lobby da carne. A vitamina B12 está presente em pães integrais com multi-cereais, algumas barras energéticas integrais, soja, bebidas de arroz, de amêndoa ou de coco”.

Mas a vitamina B12 é muito, muito difícil de absorverE ovo? Devias comer um ovo por dia!”. “Não, ele não vai comer um ovo. Se ele tem uma alimentação vegan…”.

thumbnail_IMG_20161207_134026

Foi o clímax absoluto de várias experiências gastronómicas vegan altamente positivas. Na vietnamita Pho House, no Atrium Saldanha, por 6,95, euros, um menu que inclui bebida e um fantástico preparado de vegetais salteados, cogumelos shitake, tofu e fitas de arroz, suficiente para alimentar bem duas pessoas de bom apetite.

thumbnail_IMG_20161207_194359 (1)

Ali ao lado, no Vitaminas, por um pouquinho mais (com a bebida incluída), podemos compor a nossa salada com base de alface ou massa normal ou integral, escolhendo apenas ingredientes de origem vegetal, e vinagrete… Todos os outros molhos têm ovos ou leite ou mel.

thumbnail_IMG_20161209_161419

Fazer uma alimentação vegan não é difícil, nem caro.

Write a Comment

Comment