by

“Você deve cinco mil euros à Segurança Social”

Chego ao balcão da Segurança Social e lá está a senhora M.F.A., rosto escuro, sorridente e bonacheirão. Explico-lhe o que se passa. A Segurança Social anda a pedir-me todas as semanas algo que eu já requeri, paguei e entreguei duas vezes (exactamente o mesmo documento), o histórico de actividade de trabalhador independente de toda a minha vida.

Com as unhas pintadas, os óculos e as faces cheias de serenidade, M.F.A. acha que aquilo é uma duplicação de tarefas, uma falha de informação interna, um não cruzamento de dados.

Mesmo assim, pelo sim pelo não, vai remexer a fundo no meu processo de trabalhador (desempregado), pesquisando no computador e telefonando para a secção de actividades independentes.

Tenho uma actividade que comecei em 1997, fechei em 1999, abri em 2004, terminei em 2005 e reabri em 2013, para encerrar de vez em 2014. OK, tudo bem.

Vamos ver se isto gerou alguma dívida… Bem, você tem uma dívida. E uma dívida bem grande”.

Entre telefonemas sucessivos para a secção de trabalhadores independentes, vai comentando. “Isto não faz sentido nenhum. Você não pode ter esta dívida. Isto não bate certo”.

Sempre ao telefone, esperando meia hora de cada vez para ser atendida, fala com várias colegas da tal outra secção. “Abra lá o processo, diga-me se eu estou a pensar bem. Não, o contribuinte não pode ter estas dívidas nestes anos”.

Parece um filme de Hitchcock, mas comigo. Acaba por desligar o telefone e esclarecer-me. “O seu processo gerou aqui uma dívida de CINCO MIL EUROS, mas não fazia sentido. Era referente a dez anos em que você não teve actividades de trabalho independente, e estava a descontar trabalhando por conta de outrem, por isso não fazia sentido. Já está tudo resolvido, já está tudo colocado a zeros. Pode ir embora descansado, não se preocupe. Não, espere.

Nesta altura M.F.A. dá-me um documento oficial emitido por ela, assinado por ela e com observações suas a caneta de tinta azul. A folha de papel A-4 que contém o meu destino mostra e prova que a minha dívida à Segurança Social é de 00000000. Abaixo, as observações escritas à mão esclarecem que o processo foi resolvido e limpo por M.F.A. Seguro-lhe a mão carinhosamente e abençoo-a.

Vejo o correio duas vezes por dia. Nesta manhã chego a casa, acaba de vir uma carta, em papel, em correio de papel… Diz que a situação que levou ao pedido do histórico de trabalhador independente já “foi rectificada”. Hum?!?!

Write a Comment

Comment