13237737_628882773935249_1412327294559770989_n

by

Construções lunares no Cais das Colunas

Parecem misteriosas construções lunares, extraterrestres. Casas? Seres? Monumentos? Na Ribeira das Naus, junto ao Cais das Colunas, o homem de bigode e barba cuidadosamente aparados vai colocando pedra sobre pedra, um pedaço depois do outro, e vai edificando a sua arte.

 

 

Turistas e lisboetas observam com enorme curiosidade. Uma rapariga meio espanhola, meio portuguesa, que vive na rua, atravessa a estrada a protestar aos gritos com o carro que não a deixa passar. Mas quando chega junto destas obras de arte, acalma-se. “Creativo! Muy bonito!”.

 

 

Tudo isto tem uma técnica, explica-me um professor que já está a observar há mais tempo o artista. O jovem vai empinando os bocados de calçada ou rocha em posições específicas e estudadas. E no seu trabalho emprega ainda ferros, arames, guarda-chuvas inutilizados, colheres de café em metal, o que se proporcionar.

 

 

O atento docente disserta: Acredita que tudo isto tenha começado como um mero passatempo, uma brincadeira, como tanta coisa na vida, e depois foi crescendo. O construtor de novas formas artísticas tem mesmo uma página no Facebook https://www.facebook.com/sopadepedras/, onde interage com quem observa o seu trabalho, coloca fotos e suscita comentários.

 

Por enquanto, ganha algumas moedas com a sua ocupação, e muitos elogios. Tem andado por diversos lugares, em Portugal Continental e nas ilhas, e por lá tem mostrado o seu talento. E a nós, também já nos fez viajar um pouco.

Write a Comment

Comment