by

O novo Bairro Alto

O EuroBangla Hairdresser Salon e o Bangla Saloon Cabeleireiro propõem cortes exóticos e estilosos a cinco euros, e exemplificam com fotos. Os restaurantes do Bangladesh, Índia e Nepal, a começar pelo Food Village, oferecem pratos aparentemente suculentos, picantes e cheios de especiarias, entre cinco e dez euros. Muitos exibem tentadores doces daquelas paragens. Poderíamos ir, por exemplo, ao “Restaurante Taz Mahal”…

 

Passeamos, numa noite amena e agradável, pela Rua do Benformoso, na zona do Intendente, perto do Martim Moniz. Por todo o lado, talhos e mercearias com carne Halal (autorizada pelo Corão, o livro sagrado da religião islâmica).

 

À entrada do Halal Darul Lahm, a fotografia de uma cabra bonita e saudável, além de vacas, patos, borreguinhos e pavões, belos e respirando saúde. Por cima, os mesmos animais, convertidos em espetadas, medalhões e hambúrgueres. A cada esquina, agências de viagens para a Ásia e serviços de transferência de dinheiro. Ou lojas que publicitam ofertas de roaming e de telecomunicações.

 

Os cheiros, os sons, as palavras e os rostos transportam-nos para o Oriente. Mas a noite está quente, vamos beber um copo e meter a conversa em dia. Horas depois, os dois ou três bares experimentados na zona deixam boas memórias. A música é boa. A bebida está dentro dos preços normais. Há espaço. As pessoas conseguem ouvir-se. Não se passa a noite a ouvir gritaria, a assistir a bebedeiras desvairadas e a ser empurrados por meninas de 14 anos com calções ou mini-minissaias encurtadas até ao pescoço. Dizem que o Intendente é o novo Bairro Alto… É uma boa notícia.

Write a Comment

Comment