by

Três dias de amor, três dias em que se tem o que nunca se tem

A senhora de setenta e tal anos estava sentada, com um ar triste, preocupado e abandonado. Alguém foi pegar-lhe pela mão e convidá-la a dançar. O professor de kizomba animava em crescendo a audiência. A senhora começa a mexer um pé, uma mão, um braço, uma perna, o pescoço, a cabeça. Toda a gente começa a fazer o mesmo, crianças, jovens, adultos, idosos. Na cantina da Universidade de Lisboa todos sentem a magia da dança, da alegria e descontracção impossível que ela traz.

 

Mais tarde, há um grupo de rock, com guitarras poderosas, que transfigura a audiência. O senhor António Manuel, que costumamos encontrar de 15 em 15 dias na Igreja de Fátima, regressou 30 anos no tempo, é camisa para um lado, blazer para o outro, o suor a escorrer-lhe na cara. Ao lado, há um homem acima dos 70 anos que se transformou num bailarino de breakdance.

 

Estamos na festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, na cantina da Cidade Universitária. Três dias por ano, no último fim-de-semana antes de 25 de Dezembro, as Pessoas Sem Abrigo de Lisboa têm a sua festa de Natal: Têm o amor, o carinho, a atenção, a ajuda e o apoio de que necessitam, a que têm direito, nesta altura do ano e em todas as outras.

 

Têm apoio médico, social, burocrático, a nível de saúde geral, de higiene, de roupa, uma festa, um jantar, várias refeições, uma oferta simbólica. Durante três dias, têm ali a sua família: As outras pessoas, sem abrigo como elas, e os milhares de voluntários que estão ali exclusivamente para eles. Para os animar, divertir, espicaçar, apoiar. Para os amar.

 

Durante estes três dias, o Espaço Aberto ao Diálogo trabalha muito intensamente. O Espaço funciona habitualmente em Chelas, mas, neste período, desloca-se para a cantina da Cidade Universitária. Para sinalizar, encaminhar, dirigir as pessoas sem abrigo para a reinserção social.

 

A Comunidade Vida e Paz está nas ruas todas as noites, 365 dias por ano, para distribuir comida, uma palavra amiga e ajudar, encaminhar, orientar as pessoas sem abrigo para uma mudança de vida, para a reinserção social. A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz é a concentração, a intensificação, o culminar desses esforços feitos durante os 365 dias do ano. É uma festa de amor, de abrigo, de inclusão, de mudança de vida.

 

A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz de 2016 já mexe, as equipas da comunidade já começam a receber os primeiros mails para saber como vai ser, e para começar a trabalhar. Todos nós podemos e devemos ajudar. E podemos começar aqui: http://www.cvidaepaz.pt/site/

Write a Comment

Comment